Desorganização é
vista como obstáculo para a produtividade
Papéis empilhados, canetas, canecas e uma infinidade de objetos espalhados pela mesa. A cena pode ser comum para muitos profissionais. A desorganização acaba sendo o caminho mais curto para as pessoas frente ao número de atividades diárias. Os compromissos são tantos que as tarefas mais “simples”, como arrumar a mesa e organizar os arquivos, fica para segundo plano, o que gera inúmeros problemas de rendimento e afeta a produtividade.
O professor de
gestão de pessoas dos cursos de pós-graduação e MBA da IBE-FGV, Sergio Miorin,
alerta que a desorganização pode afetar tanto a imagem do profissional quanto
da empresa, pois impacta diretamente nos resultados. “É uma situação que altera
a produtividade e pode gerar diversos prejuízos para a carreira e para a
companhia. Quando a pessoa procura algo e não acha, por exemplo, provoca uma
insatisfação geral. Ademais, esse momento normalmente acontece quando todos
estão com muita pressa. Assim, um problema começa a puxar o outro”, aponta.
A especialista
em recrutamento e diretora da Business Partners Consulting, Viviane Gonzalez,
aponta que a desorganização de um profissional pode afetar toda a equipe. Se o
desorganizado em questão for o líder, a situação gera consequências ainda
maiores. “A grande perda é financeira. Além disso, a imagem fica sempre
desgastada e a relação mais complicada. As reuniões de feedback são
estrategicamente importantes nessas situações. É nesse momento que tanto
líderes como liderados podem externar as suas dificuldades e incômodos e
crescerem juntos”, diz.
Sergio Miorin, professor de Gestão de Pessoas da Fundação Getulio Vargas |
Os
especialistas orientam que a primeira atitude rumo à mudança é identificar se a
pessoa é mesmo desorganizada. Para isso, uma simples conversa entre amigos e
até mesmo com os gestores imediatos pode revelar se o colaborador possui esse perfil
ou não. “Em seguida, é preciso ter muita disciplina, senso de percepção e, em
alguns casos, buscar conhecimentos específicos em cursos de gerenciamento de
tempo e capacitações voltadas à organização corporativa. Na mudança, é preciso
se policiar o tempo todo”, explica Viviane.
Dicas para se organizar
- Identifique se você é
desorganizado: peça a opinião de amigos
- Crie metas
- Tenha uma agenda e anote tudo
nela
- Leia livros ou faça cursos
voltados ao tema
- Esteja sempre atento às
atividades que não foram feitas
- Monitore constantemente o tempo
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