Senso de organização é característica valorizada no mercado

Desorganização é vista como obstáculo para a produtividade



Papéis empilhados, canetas, canecas e uma infinidade de objetos espalhados pela mesa. A cena pode ser comum para muitos profissionais. A desorganização acaba sendo o caminho mais curto para as pessoas frente ao número de atividades diárias. Os compromissos são tantos que as tarefas mais “simples”, como arrumar a mesa e organizar os arquivos, fica para segundo plano, o que gera inúmeros problemas de rendimento e afeta a produtividade. 


O professor de gestão de pessoas dos cursos de pós-graduação e MBA da IBE-FGV, Sergio Miorin, alerta que a desorganização pode afetar tanto a imagem do profissional quanto da empresa, pois impacta diretamente nos resultados. “É uma situação que altera a produtividade e pode gerar diversos prejuízos para a carreira e para a companhia. Quando a pessoa procura algo e não acha, por exemplo, provoca uma insatisfação geral. Ademais, esse momento normalmente acontece quando todos estão com muita pressa. Assim, um problema começa a puxar o outro”, aponta.

A especialista em recrutamento e diretora da Business Partners Consulting, Viviane Gonzalez, aponta que a desorganização de um profissional pode afetar toda a equipe. Se o desorganizado em questão for o líder, a situação gera consequências ainda maiores.  “A grande perda é financeira. Além disso, a imagem fica sempre desgastada e a relação mais complicada. As reuniões de feedback são estrategicamente importantes nessas situações. É nesse momento que tanto líderes como liderados podem externar as suas dificuldades e incômodos e crescerem juntos”, diz.

Sergio Miorin, professor de Gestão de Pessoas
da Fundação Getulio Vargas
Miorin e Viviane revelam que, atualmente, o senso de organização dos profissionais é motivo de preocupação por parte das empresas até mesmo nos processos de seleção. “Algumas empresas, quando vão contratar um chefe de cozinha, por exemplo, vão até a casa desse candidato sem avisar e pedem para conhecer a sua cozinha. Deduzem que se o profissional não tem organização na sua própria casa, também não terá no ambiente de trabalho. Quem é desorganizado em casa geralmente é em outros lugares, pois, normalmente o comportamento se repete”, afirma o professor.

Os especialistas orientam que a primeira atitude rumo à mudança é identificar se a pessoa é mesmo desorganizada. Para isso, uma simples conversa entre amigos e até mesmo com os gestores imediatos pode revelar se o colaborador possui esse perfil ou não. “Em seguida, é preciso ter muita disciplina, senso de percepção e, em alguns casos, buscar conhecimentos específicos em cursos de gerenciamento de tempo e capacitações voltadas à organização corporativa. Na mudança, é preciso se policiar o tempo todo”, explica Viviane.

Dicas para se organizar

- Identifique se você é desorganizado: peça a opinião de amigos

- Crie metas

- Tenha uma agenda e anote tudo nela

- Leia livros ou faça cursos voltados ao tema

- Esteja sempre atento às atividades que não foram feitas

- Monitore constantemente o tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário